segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Eles não têm mão, neles próprios...

O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, assim como toda a Direcção de Informação da RTP, apresentaram hoje as suas demissões dos cargos.
Em notícia avançada no sábado anterior pelo "Expresso", o Governo admitia proceder a eventuais alterações na direcção de informação da RTP. O que comporta um claro processo de intromissão, na gestão e funcionamento da RTP, já que a Direcção de Informação da RTP depende da escolha do Conselho de Administração, sendo posteriormente rectificado e aceite pela Alta Autoridade para a Comunicação Social.
Há quem defenda, que a continuidade de José Rodrigues dos Santos como director de informação, estava em processo de avaliação. O que nos pode levar a pensar, que se ele não “se portasse bem”…
No Comunicado da Administração da RTP é falado que a Direcção de Informação se demitiu, "apenas por uma nomeação de um correspondente da RTP".
A questão, segundo me foi dito, passou por existir uma vaga de correspondente da RTP em Madrid, tendo havido algumas pressões governamentais para a escolha de um determinado jornalista para o lugar…
A serem verdade estas questões elas ilustram uma procura do controlo do governo, na gestão da comunicação social estatal.
Depois do "caso Marcelo", "rebenta" mais uma "bronca" na comunicação social, com possíveis intromissões dos governantes do PSD...
Mais palavras, para quê?

Sem comentários: