domingo, 8 de março de 2009

Artigo da quinzena - Suplemento de Alma - Ourém e o seu Concelho


Obrigado, José Sócrates!

Escrevemos.

Muito se escreve.

Muito se pode escrever.

Muito se pode prometer.

Porém, a concretização das promessas nem sempre acompanha, de braço dado, as palavras e as esperanças criadas.

Vem, este preâmbulo a propósito da assinatura da concessão da Auto-Estrada do Litoral Oeste – IC9.

Depois do IC9 ter chegado às portas da freguesia de Alburitel, vindo de Tomar, com esta assinatura, as obras vão arrancar e “rascar” o nosso concelho, com uma via estruturante e vital.

O IC9 ligará Tomar à Nazaré, permitindo a ligação de Ourém a Tomar, e de Ourém a Leiria por uma via rápida/auto-estrada fundamental para o desenvolvimento do concelho.

Este foi um sonho, que agora se torna realidade, alimentado durante décadas por governos que se limitaram às promessas, nunca efectivadas…

Hoje, com o governo liderado pelo PS, as promessas passam à realidade.

Hoje, com o governo liderado pelo PS, escrevemos o que foi prometido, na realidade que abraçamos com alegria e reconhecimento.

Felicitamos o primeiro-ministro, José Sócrates e o Ministro das Obras Públicas, Mário Lino pela aposta no IC9, dotando a nossa região de capacidade de resposta face aos desafios económicos, às necessidades humanas e à mobilidade nacional.

Importa, igualmente, agradecer ao Governador Civil do Distrito de Santarém, Paulo Fonseca, e ao Deputado do PS, António Gameiro – nossos conterrâneos – as diligências constantes, sustentadas na razão e na importância desta obra, junto do governo, que agora a concretiza.

Esta concessão ganha maior relevância e destaque político, face à situação nacional e mundial de crise económica.

Por mais que a actual oposição ao governo do PS liderada por Manuela Ferreira Leite defenda o corte nas obras públicas, o governo continua a apostar nas obras estruturais que servem os interesses regionais e nacionais.

Escrevemos.

Muito escrevemos.

Muito mais, sobre este tema podíamos escrever.

Todavia, perante o IC9 a chegar ao concelho de Ourém, limitamo-nos a terminar com um simples: Obrigado, José Sócrates!

Sem comentários: