domingo, 12 de fevereiro de 2012

Trabalho conjunto!



O executivo municipal aprovou esta semana a criação de quatro Brigadas de Intervenção Territorial (BIT), da Brigada de Intervenção Urbana de Ourém (BIU Ourém) e o alargamento da área da atuação da Brigada de Intervenção Urbana de Fátima (BIU Fátima), às freguesias de Atouguia e Gondemaria.
Depois do reconhecido sucesso da BIU Fátima e existindo diversos equipamentos da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, constituíram-se as BIT, que permitirão uma rentabilização de todos os meios municipais (Câmara e Juntas) ao serviço das populações.

Este projecto só foi possível porque as Juntas de Freguesia aprovaram este plano de ação conjunto, em que os executivos desempenharão um papel fundamental, não só através da cedência de equipamentos e recursos humanos, como também no acompanhamento das obras a realizar.
Assim, cada uma das Brigadas efetuará a limpeza de valetas, bermas, aquedutos, linhas de água, reposição de bermas, tapamento de pavimentos com massas a frio, reposição e colocação de calçada, colocação de manilhas, trabalhos de construção civil, colocação e reposição de sinalização diversa, colocação e manutenção de abrigos, tal como outras pequenas intervenções que possam ser executadas com os meios ao seu dispor.

As Brigadas Norte (freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais), Centro (freguesias de Caxarias, Rio de Couros e Casal dos Bernardos), Oeste (Olival, Urqueira, Espite, Matas e Cercal) e Sul (N. Sr.ª da Piedade - zona rural, N. Sr.ª das Misericórdias, Alburitel e Seiça) desenvolverão o seu trabalho nas suas áreas geográficas com uma média de 10 pessoas (por brigada), com diversos equipamentos (tratores, retroescavadoras, mini-giratórias, carrinhas, camiões, …) e materiais necessários para a execução dos trabalhos.
A BIU Fátima alargará a sua área de atuação às freguesias de Atouguia e Gondemaria contando, igualmente, com os equipamentos destas Juntas de Freguesia. Já a criação da BIU Ourém terá como principal função a resolução imediata de pequenas situações na sede do concelho.

Para este projecto, juntando o que estava disperso, e colocando o que é de todos ao serviço de todos, o concelho de Ourém e os seus eleitos provam que o trabalho em conjunto será sempre a chave do sucesso do que cada um obtém, pelo que no todo representamos.
João Heitor

Sem comentários: