segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estranhas votações!

Decorreu na última Assembleia Municipal de Ourém a votação da concessão do saneamento básico. Relembre-se que o concelho de Ourém só possui uma cobertura de 46%, tendo o actual executivo lançado um concurso que possibilitará a cobertura até 90%. A proposta foi aprovada pela maioria.

Os deputados municipais eleitos pelo PSD abstiveram-se. Excepto a Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, que votou favoravelmente.

Porém, os Presidentes de Junta de Freguesia de Espite, Cercal, Formigais, Gondemaria, Fátima, Atouguia e Nossa Senhora das Misericórdias também se abstiveram. Surpreendente. Como é que os Presidentes de Junta referidos se abstiveram numa matéria desta importância para os cidadãos das suas freguesias. Não podemos acreditar que estes Presidentes de Junta seguiram o sentido de voto político do PSD, ignorando as responsabilidades que possuem enquanto representantes das populações.

Os votos favoráveis dos Presidentes de Junta de Casal dos Bernardos e de Matas (também eleitos pelo PSD) comprovam que, felizmente há autarcas de freguesia que conseguem despir as “fardas partidárias” e defender os interesses das suas populações em momentos decisivos. Aliás, se recordarmos o sentido de voto dos Presidentes de Junta de Alburitel, Seiça e Rio de Couros, em anteriores mandatos e sobre matérias idênticas (quando a maioria do executivo era do PSD e estes eleitos do PS), constatamos que estes votaram sempre ao lado das propostas do executivo municipal.

Distracção. Só pode ter sido distracção ou, acto inconsciente e repetitivo de levantar o braço, de seguir o sentido de voto do PSD. Até porque, sendo a questão do saneamento básico a terceira questão que mais preocupa os cidadãos do nosso concelho, não se percebia a desconformidade de posições entre os eleitos e os homens e mulheres que fazem as nossas freguesias.

No reality show da Casa dos Segredos os portugueses têm retirado do jogo as pessoas que, desde o início, delinearam uma estratégia e criaram um grupo para atacar. Logo, quem espontaneamente tem “vivido” na Casa é respeitado e mantido no entretenimento televisivo… Para reflectir…

João Heitor

Sem comentários: