sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pela Positiva - IC9




O Padre António Pereira escreveu recentemente e com a abertura do IC9 que “Fátima e o concelho no seu todo está a viver uma autêntica “revolução””.

Efetivamente, como referiu o Padre António Pereira, o IC9 veio revolucionar a circulação rodoviária, criando novas rotas e fortalecendo outras. A economia local ganhou escala. As fronteiras geográficas que a Serra de Aire impunha e nos colocava a grande distância de Batalha, Porto de Mós, Alcobaça foram reduzidas. A mobilidade concretizou-se com a região com quem, realmente nos relacionamos – o distrito de Leira.

Há ainda algumas correções, restabelecimentos e criações de acessos pedonais e de colocação de sinalização por parte do empreiteiro, que estão a ser solicitadas pelo Município de Ourém.

Ainda que o traçado do IC9 não tenha obtido, por parte das Estradas de Portugal, a ligação desta via à A1 em Santa Catarina da Serra, conforme solicitado pela Câmara e Assembleia Municipal de Ourém, não podemos ignorar a mais-valia do IC9 face ao isolamento que padecíamos.

Todavia, a ligação à A1 será um projeto a reivindicar junto do novo governo de Portugal. Não só pela importância desta ligação, mas também pela sensibilidade que acreditamos existir por novos protagonistas nacionais.

Como referiu o ilustre Padre António Pereira “vive-se, na nossa região um momento ímpar de progresso que engrandece os responsáveis pelo poder local”. Este progresso, este avanço que se conquista em nome do concelho de Ourém e do reforço da região de Leiria rasga horizontes, abre novas oportunidades de promoção turística, de desenvolvimento económico, de complementaridade da coesão social e humana.

É desta forma clara e objetiva, empenhada e responsável, que se escreve a história, que se consolida o potencial, que se cumpre o prometido e se enobrece aqueles que na gestão pública defendem e lutam por mais qualidade de vida para todos. Ourém continua a marcar pela positiva.

João Heitor

Sem comentários: