
A explicação para muitos dos problemas sociais e económicos nacionais…
É aquele que nos alimenta e nos reforça. O que emerge do nosso ser face às turbulências sociais, políticas, económicas e pessoais, que dia a dia nos molham, nos aquecem e nos gelam. Com toda a nossa Alma, que nos alimenta o coração e o pensamento!
Muita gente usa este pensamento, desconhecendo o seu autor.
Fernando Pessoa de seu nome.
Como há coisas que o tempo não muda.
As palavras são, uma delas…
Soares já emitiu um comunicado onde afirma estar a equacionar a questão.
Antes de se saber mais alguma coisa, é já certo que as Presidenciais de 2006 ganharam uma nova dinâmica com a eventual chegada de um dos maiores e mais importantes homens da democracia em Portugal…
Foi mais uma noite onde se encontram caras conhecidas, colegas de escola…
A noite continua a ser um palco onde algumas pessoas encarnam noutras personagens que na vida real jamais poderiam ou conseguiriam ter.
Um palco de encontros e desencontros, onde os problemas da vida, por umas horas, estão a dormir…
"... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."
Miguel Sousa Tavares... (Escritor português, a propósito da perda de sua Mãe, a escritora e poetisa Sophia de Mello-Breyner)
Os recentes ataques terroristas em Londres trouxeram-me à memória a famosa Cimeira das Lajes, que antecedeu o ataque ao Iraque.
Cimeira essa,
Os EUA sofreram o ataque nas Twin Towers. E por isso, Bush exigiu a Cimeira das Lajes.
Aznar nem tinha razões para estar naquela Cimeira. Mas, numa trágica manhã, na estação ferroviária de Atocha, Espanha sentiu o peso do terrorismo…
Blair também não tinha razões directas para estar na Cimeira das Lajes. Mas esta semana os ataques em Londres tiraram a vida a mais de 5 dezenas de pessoas, estando cerca de 700 feridas, algumas com gravidade…
Mas, mesmo em bicos dos pés, o que é que Durão Barroso estava a fazer na Cimeira da Guerra?!?!?
É que dos presentes na Cimeira das Lajes, só Portugal ainda não foi atacado...
Todos os restantes chefes de estado dos países presentes já viveram o terror…
E as grandes quantidades de explosivos apreendidos no Norte de Portugal, recentemente…
Tudo isto não dá que pensar???
A Central Nuclear que Patrick Monteiro de Barros quer instalar no nosso país, segundo alguma imprensa, vai ser «empurrada» para o Norte do país, em plena bacia do Douro.
Os ambientalistas já se manifestaram contra a iniciativa.
Todavia, as alterações climatéricas que uma Central Nuclear provoca, afectariam, naquela zona do país, as culturas da vinha, que nos dão o tão famoso vinho do Porto…
Mas antes mesmo destas questões, importa reflectir sobre a necessidade de construir uma Central Nuclear
Aliás, à medida que as Centrais Nucleares da maioria dos países europeus estão a chegar ao “terminus do seu ciclo de vida” os responsáveis estão a desmantela-las…
Será que Portugal deve adoptar, agora, um caminho que está a ser abandonado por outros?
Com que vantagens?
Sob que argumentos?
Ontem decorreu o Live 8, em 10 cidades por todo o mundo. Joanesburgo, Filadélfia, Cornualha e Londres, Edimburgo, Berlim, Moscovo, Tóquio, Barrie, Paris e Roma. O grande objectivo da iniciativa foi o de denunciar a pobreza em África e pressionar os líderes dos G8 (os países mais industrializados do mundo), a agirem, antes da cimeira na Escócia que irá decorrer entre quarta e sexta-feira. Milhões de espectadores e telespectadores ouviram e viram grandes compositores, cantores e grupos cantar, em torno de uma nobre causa. A solidariedade, foi, sem dúvida, palavra de ordem…