terça-feira, 30 de novembro de 2004

Eu ia-me embora!

São casos, atrás de casos. Desta vez, um amigo pessoal de Santana Lopes e também Ministro demite-se alegando falta de lealdade, de organização...
Se Santana Lopes é assim com os amigos...
Mas tudo está bem no "país dos laranjas" onde um Ministro "bate com a porta" 4 dias depois de ser nomeado, e tudo está bem...
E tudo está bem para Jorge Sampaio depois do grande erro de ter aceite a nomeação de Santana Lopes como Primeiro Ministro.
Santana Lopes nem sabe o que fazer, nem o que anda a fazer.
Por exemplo, discursa em cerimónias oficiais, como se ainda estivesse no Congresso em Barcelos... Seria à espera de Marcelo, de Cavaco, de Beleza, de Ferreira Leite?
Ri-se para as câmaras à procura da melhor foto que dê capa de revista...
Deixem-me trabalhar!!!Foi a frase que foi recuperada de Cavaco Silva. Mas se a memória não me atraiçoa, Cavaco na altura disse: "Deixem-nos trabalhar!"
A questão de uma ser dita no singular e outra no plural, pode, gramaticalmente exprimir o sentido da governação de Cavaco e de Santana. Santana é um homem só, em que poucos já acreditam. Nem os seus amigos e mais altos dirigentes do PSD lhe dão crédito... Cavaco era homem que tinha um grupo de políticos que o respeitavam, admiravam e apoiavam.
Afinal, a gramática tem destas pequenas coisas... Ilustra-nos a diferença entre um estadista (quer se goste ou não - Cavaco), e uma outra personagem que também gostava de ter sido, ser, ou vir a ser um dia estadista (Santana)... Onde?
Nem que seja numa qualquer Quinta das Nulidades.
Ah... Os professores ultrapassados continuam por colocar...
É mais uma, entre muitas...

Sem comentários: